FAQ - Perguntas e Respostas

Sobre Psicopedagogia

Como é o tratamento com Psicopedagogia?

Em um primeiro momento é feita uma entrevista com os pais, a fim de se obter informações pertinentes ao paciente. Posteriormente é agendada uma reunião com os professores e Orientador Pedagógico, para que seja apresentado por esses profissionais o que foi observado sobre aluno.

De posse dessas informações, a criança e ou adolescente passa por uma avaliação psicopedagógica e, mediante os resultados, é desenvolvido um plano de intervenção.

A intervenção psicopedagógica ocorre semanalmente e cada sessão tem a duração de 1 hora. É elaborado um relatório para pais e professores, com os resultados da avaliação bem como as devidas orientações sobre a condução adequada na escola e em casa.

As consultas também podem ser realizadas em modo on line.

Para informações sobre a dinâmica do tratamento, valores, pacotes e condições de pagamento, entre em contato conosco, através do link de Contatos.

Qual a duração de um tratamento psicopedagógico?

A duração de uma intervenção psicopedagógica pode variar. Fatores como queixa apresentada, possível diagnóstico, como o paciente está respondendo ao tratamento e a interação com a escola e os pais são determinantes para a evolução do caso.

As sessões psicopedagógicas podem ocorrer uma ou mais vezes por semana.

Qual o momento certo para buscar a ajuda de um psicopedagogo?

Geralmente os pacientes são encaminhados para uma avaliação e intervenção psicopedagógica a partir de uma queixa escolar. Deve-se ressaltar que muitas vezes os pais também detectam que há algo diferente no processo de aprendizagem de seus filhos, e que se faz necessária uma ajuda profissional.

Os estudos retratam que as intervenções precoces minimizam os impactos que impedem e ou prejudicam o aprendizado escolar, dessa forma o momento correto é aquele em que foi percebido pela escola, ou pelos pais, os possíveis déficits na aprendizagem da criança ou do adolescente.

Qual a idade limite para um atendimento psicopedagógico?

Não há uma idade limite. Muitas vezes as dificuldades ou os transtornos de aprendizagem são apresentados em anos mais avançados, pelo fato de haver maior grau de complexidade nas demandas escolares. Há casos em que somente na idade adulta são identificados alguns transtornos do desenvolvimento e o tratamento inicia-se mesmo na fase adulta.