FAQ - Perguntas e Respostas

Sobre Constelação Familiar

Como é o tratamento com Constelação Familiar?

Consiste em sessão de 1 a 2 horas de duração. O intervalo mínimo recomendado é que a Pessoa constelada aguarde de 3 a 6 meses antes de repetir a constelação. Caso haja um tema diferente a ser constelado, então o intervalo recomendado é de 2 a 3 meses.

A duração do tratamento depende do que a pessoa estabeleceu como objetivos. A clínica sugere que a constelação seja acompanhada de um trabalho psicoterapêutico, e nesse caso, a necessidade pode ser estabelecida conforme a evolução do tratamento, sempre depois uma reavaliação periódica.

Também é possível atendimento eventual, sem o compromisso do trabalho psicoterapêutico. Nesse caso, a clínica recomenda respeitar os intervalos sugeridos.

O tratamento pode ser realizado em grupo, individual, on line.

Para informações sobre a dinâmica do tratamento, valores, pacotes e condições de pagamento, entre em contato conosco, através do link de Contatos.

O que significa “campo mórfico” para Constelação Familiar?

O autor da teoria dos Campos Mórficos é Rupert Sheldrake, conceituado professor e cientista. Os Campos Mórficos são campos de forma, estruturas organizadoras invisíveis que moldam ou dão forma a todos os seres, tais como animais, plantas e cristais e também têm um efeito organizativo sobre o comportamento. Não têm natureza fixa, evoluem, possuem uma espécie de memória interna, que depende dos processos de “ressonância mórfica”, ou seja, a influência do igual sobre o igual ao longo do tempo e do espaço (fonte: http://nova-acropole.pt/campos-morficos-a-memoria-da-natureza/).

O que é um sistema para Constelação Familiar?

Um sistema pode ser definido como um conjunto de elementos interdependente com objetivos comuns formando um todo, e onde cada um dos elementos em ação conjunta tem mais força do que em ação individual. (Teoria Geral de Sistemas)

Sob o aspecto da constelação sistêmica, o sistema é um conjunto de Pessoas (organismos vivos) corresponsável pelo bem de todos os seus membros de modo a que todos se sintam como fazendo parte deste todo (interação e integração). Dentro do sistema, nada acontece isoladamente e qualquer coisa que afete um dos membros do sistema, afeta todos os outros. O sistema tende à autorregulação.

Posso fazer constelação pelo meu familiar (cônjuge, pais, filhos, parentes), sem que ele esteja presente?

Sim, porém é preciso que sejam respeitadas algumas condições:

  • A pessoa está incapacitada de se locomover, mas concordou com o trabalho terapêutico.
  • Quando é uma criança que apresenta algum tipo de dificuldade, ou mesmo patologia, e os pais e ou tutores então assumem o lugar da criança para constelar por ela.
  • Quando a Pessoa é “incapacitada” mentalmente, por alguma patologia, que a impeça de tomar decisões e então o tutor responsável por essa Pessoa toma a decisão por ela.

 

Caso contrário, o trabalho de constelação não será realizado, em respeito ao livre arbítrio da Pessoa, independente do conflito que a esteja acometendo.