FAQ - Perguntas e Respostas

Sobre Acupuntura

Acupuntura é uma terapia segura?

Sim. Todo o material utilizado que tem contato direto com o paciente é descartado conforme as normas de descarte do lixo (algodão) e materiais perfurocortantes (agulhas). Materiais de reúso, como os copos de ventosa, são lavados e higienizados com alcool 70°, antes de uma nova aplicação. A assepsia da região onde serão puncionadas as agulhas também é realizada com alcool 70°.

Evidências indicam que os efeitos colaterais da Acupuntura são raros e incomuns. Na Conferência para o Desenvolvimento Consensual sobre Acupuntura no Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos, os efeitos colaterais documentados, provocados pela Acupuntura, foram reconhecidos como sendo “extremamente baixos”.

No geral, a maioria dos efeitos são leves e passageiros, como desmaio durante o tratamento, náusea e ou vômitos, irritação da pele, espasmo muscular, e pequenos hematomas e edemas locais. Um estudo feito na Austrália estimou que para cada 1000 consultas, ocorrem apenas 4,2 casos com efeitos colaterais. Para efeitos de comparação, o uso de medicamentos comuns, como analgésico, podem provocar reações adversas entre 1 a 10% dos pacientes.

Acupuntura ajuda na ansiedade?

Quando em excesso (desequilíbrio emocional), a ansiedade pode provocar diversos sintomas como dificuldade de relaxar, inquietação, cansaço, irritabilidade, dificuldade de concentração e também perturbação de sono, influenciando diretamente na qualidade de vida do indivíduo.

A Acupuntura é uma excelente aliada no tratamento à ansiedade e ao stress, através do equilíbrio energético que proporciona ao paciente, além de facilitar a liberação de substâncias endógenas (ou seja, liberadas pelo próprio organismo) como endorfina e serotonina, que são calmantes naturais.

Qual a duração do tratamento de Acupuntura?

Varia de acordo com o estado clínico do paciente, natureza e gravidade da doença. Em geral, prescreve-se duas sessões semanais, e na maioria dos casos, indica-se de cinco a dez sessões.

Frequentemente, os pacientes buscam a Acupuntura como última opção de tratamento por desconhecerem essa modalidade de terapia. Dessa forma, ao chegarem ao consultório já apresentam maiores alterações estruturais, comportamentais e até mesmo transtornos psicológicos. Em boa parte dos casos, os pacientes são pessoas idosas, acometidas por doenças crônicas, ou atletas com dores e ou lesões decorrentes da prática esportiva.

Por essas razões, alguns casos podem necessitar de tratamento mais prolongado, e não há como ter precisão na duração do tratamento, podendo se estender por mais tempo e com longa duração.

Acupuntura só utiliza agulhas?

Não. Há diversos outros recursos terapêuticos na Medicina Tradicional Chinesa, para potencializar o efeito da Acupuntura ou mesmo para quem tem medo de agulhas. Algumas outras técnicas incluem:

  • Ventosaterapia: É um recurso terapêutico que usa copos de vidro ou de material plástico, para produzir sucção em pontos específicos, com fins terapêuticos.
  • Moxabustão: Aquecimento dos pontos de acupuntura por meio da queima de moxa, produzido com a erva medicinal “Artemisia Sinensis”, visando o aquecimento e estímulo local.
  • Fitoacupuntura: Utiliza sementes no lugar de agulhas para estimular pontos.
  • Laserterapia: Acupuntura com estimulação dos pontos pelo laser.
  • Magnetoterapia: Estimulo dos pontos com ímãs.

Outras práticas como Dietoterapia Chinesa, Fitoterapia Chinesa, Massagem Tuiná, também são recursos terapêuticos que podem ser associados às técnicas descritas acima, para definiçâo da estratégia de tratamento.

Acupuntura dói?

Na grande maioria das vezes, a acupuntura é praticamente indolor, visto o pequeno diâmetro da agulha (até 10 vezes mais fina que as agulhas de injeção), e sua ponta redonda (e não cortante, como as das agulhas de injeção). Após a inserção da agulha poderá haver sensação discreta de choque elétrico, irradiação e às vezes uma leve dor, todos efeitos transitórios que são normais e que indica a correta aplicação do ponto com ativação de terminações nervosas locais.

As reações ao tratamento pela técnica de acupuntura ou as sensações físicas referidas pelos pacientes são muito variáveis. Há os que descrevem “sensação de flutuação de bem-estar, de calma, de sonolência, sensação de que algo está mexendo internamente” e até a “vontade de chorar”. Outros relatam coceira em algumas regiões do corpo, alívio de “opressão no peito”, “aumento da motilidade intestinal e vontade de urinar”.

Importante estar atento aos efeitos e sensações, porque cada paciente sente e manifesta reações de maneiras variadas. Qualquer situação deve ser relatada ao terapêuta, que tem condiçôes de avaliar se é algo atípico ou normal de acontecer.

Como é o tratamento com Acupuntura?

As sessões têm duração de 1 hora aproximadamente, exceto a primeira consulta que contempla a avaliação mais a primeira aplicação, atingindo 1h30min de duração.

Na primeira consulta é realizada avaliação completa para entender a queixa principal e necessidades para realização de um plano terapêutico direcionado, contendo técnicas a serem realizadas, periodicidade e estimativa inicial de duração do tratamento. As demais sessões serão realizadas de acordo com o plano terapêutico, mas com possibilidades de alterações conforme evolução do tratamento ou novas necessidades.

Sugerida frequência mínima 2x por semana, para aumentar a eficácia do tratamento.

Para informações sobre valores, pacotes e condições de pagamento, entre em contato conosco, através do link de Contatos.

Acupuntura tem contraindicações?

Qualquer indivíduo, em qualquer idade, pode ser tratado com acupuntura, exceto os pacientes com infecções generalizadas da pele, e pacientes com quadro de dor abdominal aguda sem prévia investigação. Mesmo durante a gravidez, a acupuntura não é contraindicada, mas ainda se trata de assunto polêmico, a não ser nas vésperas do trabalho de parto, quando a acupuntura pode auxiliar, até mesmo para posicionar o feto e prepará-lo para o nascimento.

Sendo assim, durante a gravidez, evitamos estratégias de tratamento mais invasivo na região abdominal e coluna lombar, dando preferência para estratégias alternativas, como trabalhar no subsistema das mãos, pés e auriculoterapia, dependendo de cada caso.

Acupuntura faz emagrecer?

A Acupuntura atua diminuindo a ansiedade, a sensação de fome e, desse modo, controla a compulsão alimentar principalmente por doces. Esse efeito favorece a reeducação alimentar, sem a necessidade do uso de drogas para reduzir o apetite. Esta é uma das grandes vantagens: age sem causar efeitos colaterais ou dependência química provocada pelos moderadores de apetite. No entanto, deve-se lembrar que o efeito é moderado. Não há soluções milagrosas!

Acupuntura tem efeito imediato?

A acupuntura é recomendada em casos de emergência de dores musculares como as que ocorrem em esportistas, nos casos como dor aguda por torcicolo, dor aguda da coluna, cólicas e desmaios também são indicados.

Quando o tratamento é iniciado precocemente na fase aguda obtêm-se o melhor resultado, já na primeira sessão é possível alcançar uma melhora significativa no quadro de dor, porém depende muito do estágio da dor e da resposta do sistema imunológico do paciente.