Psicologia

Psicologia é a ´Ciência do Comportamento´ que estuda, analisa e trata dos estados e processos mentais e interações com o comportamento dos indivíduos em suas relações com o meio externo. O tratamento psicoterápico, através da Psicologia, auxilia no autoconhecimento, levando as Pessoas a desenvolverem maior consciência de seus valores, forças pessoais, suas virtudes e suas vulnerabilidades, colaborando na compreensão de suas emoções, limites, necessidades, e no encontro de seus propósitos de vida.

O que é Psicologia?

Psicologia é a ´Ciência do Comportamento´ que estuda, analisa e trata dos estados e processos mentais e interações com o comportamento dos indivíduos em suas relações com o meio externo, abrangendo aspectos que vão desde o desenvolvimento infantil até a idade madura.

O tratamento psicoterápico, através da Psicologia, auxilia no autoconhecimento, levando as Pessoas a se depararem com seus pontos fortes e mais vulneráveis, com o intuído de reconhecerem a si mesmos e capacitá-los a se projetarem no mundo com a melhor versão de cada um, independente do momento que estejam passando e das relações que cultivam no dia a dia. Pessoas seguras de si mesmas, conscientes de suas forças e fraquezas lidam melhor com as adversidades da vida, de forma mais plena e assertiva.

Levando-se em consideração os altos índices de transtornos mentais, como a ansiedade e a depressão, tão discutidas e divulgadas por vários meios de comunicação e órgãos governamentais da saúde, torna-se cada vez mais importante a busca pelo autoconhecimento para então, promover o desenvolvimento da inteligência emocional, que é a capacidade do indivíduo em reconhecer e avaliar seus próprios sentimentos, assim como os dos outros, refletindo diretamente em suas relações humanas como um todo.

Através do autoconhecimento, as Pessoas passam a ter maior consciência de seus valores, forças pessoais, suas virtudes e suas vulnerabilidades, tornando-os assim mais conscientes sobre suas emoções, seus limites e necessidades, a fim de identificarem seus propósitos de vida e a construírem relações saudáveis, crenças reais e concretas quanto as suas capacidades como seres humanos e indivíduos. O leque da diversidade, em todos os seus aspectos (social, funcional, ambiental, étnico, gênero, dentre outros), contribui com o aumento do respeito, empatia, bem-estar subjetivo nas relações humanas, através do encontro com a própria identidade proporcionado pela autopercepção. Trata-se de uma herança muito valiosa que cada um pode deixar para o mundo em que vive.

“Somos o oceano que habitamos. Mergulhar é um ato de coragem.”

Suelen Rodrigues

FAQ - Perguntas e Respostas

Tire a sua dúvida ou se preferir entre em contato conosco em nosso formulário ou
nos envie email para contato@maidoterapias.com.br

Consiste em sessões semanais com o psicólogo, com 50 a 60 minutos de duração.

A duração do tratamento depende da necessidade da Pessoa e da natureza das questões a serem trabalhadas. Não é comum determinar, com precisão a quantidade de sessões necessárias para que o psicólogo trabalhe a alta do paciente ou para que o paciente se sinta confiante para propor o encerramento do tratamento.

Normalmente, o Psicólogo investigará alguns pontos importantes para a conduta terapêutica, e assim poderá melhor direcionar a estratégia e duração, como por exemplo:
• Qual a condição em que a Pessoa se encontra, enquanto vive no contexto do problema apresentado.
• Por quanto tempo a Pessoa vem lidando com o problema.
• Como está a rede de apoio da Pessoa (família, amigos, e outras relações).
• Como está a dedicação, disciplina e entrega da Pessoa para o acompanhamento psicológico.

Para informações sobre valores e condições de pagamento, entre em contato conosco, através do link de Contatos do site.
A psicoterapia é um processo mediado por profissional especializado, “Psicólogo” ou “Psicoterapeuta”, que visa alcançar mudanças positivas no modo de vida, aumentar o bem-estar e o equilíbrio mental e emocional (psicológico) das Pessoas que a procuram.

É um meio que pode favorecer a capacidade da Pessoa para gerir, com autonomia e eficiência, os desafios que a vida lhe coloca.

É um tratamento colaborativo, em que Paciente e Psicólogo trabalham juntos para resolver as questões desejadas pela Pessoa. Uma das principais ferramentas utilizadas na psicoterapia é a fala, pois é um dos principais recursos que a Pessoa tem para expressar seus pensamentos durante a sessão.
Não, o mais indicado é buscar primeiramente o Psicólogo, que fará uma avaliação das necessidades da Pessoa, e então poderá providenciar o encaminhamento ao Psiquiatra, quando mais indicado.

Há casos em que são identificados que as Pessoas não estão em condições de manter o equilíbrio emocional por si mesmas, e precisam de medicação para que o processo terapêutico possa prosseguir fazendo com que as Pessoas consigam refletir sobre as suas questões, colocadas durante as sessões.
O autoconhecimento e crescimento pessoal têm um valor incalculável diante da nossa saúde física, emocional, mental e espiritual.

Eventualmente durante o tratamento, a Pessoa poderá experimentar alguns sentimentos desconfortáveis como angústia, raiva, ansiedade, tristeza, uma vez que a psicoterapia convidará a Pessoa trazer ao conhecimento do Psicólogo, situações conflituosas e existenciais, onde possivelmente podem resgatar esses sentimentos. Quando isso ocorre, normalmente faz parte do processo terapêutico que levará “luz” à resolução das questões que precisam ser trabalhadas.

Ainda com dúvidas sobre o tratamento Psicoterápico através da Psicologia?

“O mesmo ciclo vai se repetir na sua vida até que você tome a decisão de mudar.”

(Autor Desconhecido)