Acupuntura

Terapêutica milenar que promove o equilíbrio energético, pilar principal da saúde, e proporciona diferentes benefícios terapêuticos através de estímulos de pontos específicos no corpo.

O que é Acupuntura?

Técnica terapêutica da Medicina Tradicional Chinesa que consiste no diagnóstico e estímulos de pontos específicos promovendo o equilíbrio energético, sendo benéfica no tratamento e prevenção de doenças e dores em geral.

A acupuntura, baseada em ensinamentos da Medicina Tradicional Chinesa, consiste no diagnóstico e no estímulo em pontos definidos do corpo para obter diferentes efeitos terapêuticos e ajudar a promover o equilíbrio energético do corpo. Para o estímulo dos pontos utilizamos agulhas, mas podemos também existem outras técnicas de diferentes aplicações, como a fitoacupuntura (uso de sementes), moxabustão (aplicação de calor), a ventosaterapia (uso de ventosas), magnetoterapia (uso de ímãs). Estas técnicas são complementares à acupuntura.

A acupuntura originou-se e permanece em uso na China por mais de 5.000 anos. Uma das primeiras publicações data de 200 AC e é conhecida como “O Clássico do Imperador Amarelo” que discorre sobre hábitos de vida (alimentação, atividade física, qualidade de sono, descanso e lazer), prevenção, longevidade e tratamentos, além de como se adaptar às mudanças das estações do ano, que podem causar alergias e doenças respiratórias. A filosofia da Medicina Tradicional Chinesa é recuperar sua saúde e bem estar de maneira holística e estimular o seu corpo a retornar ao seu equilíbrio natural.

Ao longo dos anos, a acupuntura tem sido um recurso terapêutico muito eficaz no tratamento da dor, mas não é só isso. Por meio dela é possível tratamento de diversas doenças dos sistemas musculoesquelético, respiratório, neurológico, digestório e imunológico, além de auxiliar no tratamento da obesidade, da depressão, do estresse e também de algumas afecções dermatológicas.

A estimulação dos pontos traz diversos benefícios para o corpo, dentre eles se destacam os efeitos analgésicos, anti-inflamatórios, relaxantes musculares, sedativos, calmantes, melhora do sono, antieméticos, ansiolíticos, antidepressivos, aumento de resposta imunológica, diminuição da contração muscular após acidente vascular cerebral (AVC), além de estimular a recuperação e cicatrização tecidual.

FAQ - Perguntas e Respostas

Tire a sua dúvida ou se preferir entre em contato conosco em nosso formulário ou
nos envie email para contato@maidoterapias.com.br

As sessões têm duração de 1 hora aproximadamente, exceto a primeira consulta que contempla a avaliação mais a primeira aplicação, atingindo 1h30min de duração.

Na primeira consulta é realizada avaliação completa para entender a queixa principal e necessidades para realização de um plano terapêutico direcionado, contendo técnicas a serem realizadas, periodicidade e estimativa inicial de duração do tratamento.

As demais sessões serão realizadas de acordo com o plano terapêutico, mas com possibilidades de alterações conforme evolução do tratamento ou novas necessidades. Sugerida frequência mínima 2x por semana, para aumentar a eficácia do tratamento.

Para informações sobre valores, pacotes e condições de pagamento, entre em contato conosco, através do link de Contatos.
A Acupuntura é recomendada em casos de emergência em dores musculares como as que ocorrem em esportistas, nos casos como torcicolo aguda, dor aguda em toda extensão da coluna, cólicas, cefaléias e desmaios também são indicados.

Quando o tratamento é iniciado precocemente na fase aguda obtêm-se o melhor resultado, já na primeira sessão é possível alcançar uma melhora significativa no quadro de dor (depende do estágio da dor e da resposta do sistema imunológico do paciente).

Também em outros sintomas que não estão relacionados diretamente a dores corporais, tais como, problemas respiratórios, disfunções gástricas, desordens do trato intestinal, TPM, afecções urogenitais, dentre outras, a Acupuntura também apresenta resultados muito satisfatórios.
Não, qualquer indivíduo, em qualquer idade, pode ser tratado com Acupuntura, exceto os pacientes com infecções generalizadas da pele, e pacientes com quadro de dor abdominal ou dor torácica aguda sem prévia investigação. Mesmo durante a gravidez, a acupuntura não é contraindicada, mas ainda se trata de assunto polêmico, a não ser nas vésperas do trabalho de parto, quando a acupuntura pode auxiliar, até mesmo para posicionar o feto e prepará-lo para o nascimento. Sendo assim, durante a gravidez, evitamos estratégias de tratamento mais invasivo na região abdominal e coluna lombar, dando preferência para estratégias alternativas, como trabalhar no subsistema das mãos, pés e auriculoterapia, dependendo de cada caso.
A Acupuntura atua diminuindo a ansiedade, a sensação de fome e, desse modo, controla a compulsão alimentar principalmente por doces. Esse efeito favorece a reeducação alimentar, sem a necessidade do uso de drogas para reduzir o apetite. Esta é uma das grandes vantagens: age sem causar efeitos colaterais ou dependência química provocada pelos moderadores de apetite. No entanto, deve-se lembrar que o efeito é moderado. Não há soluções milagrosas.

Ainda com dúvidas sobre o tratamento com Acupuntura?